Pesquisar este blog

domingo, 12 de agosto de 2012

DESCOLAMENTO DE RETINA

A retina é uma fina camada de células nervosas que reveste a parte interna do olho. Sendo responsável pela formação da imagem e conversão da luz em sinais elétricos os quais são enviados pelo nervo óptico ao cérebro onde são transformados em visão.


Imagine o seu olho como uma máquina fotográfica, sendo assim a retina é o filme. Assim que os raios de luz entram no olho são focados com o auxílio do cristalino em cima da retina. A retina então produz uma "imagem" que é enviada através do nervo óptico para o cérebro que a interpreta.
A retina é dividida em 2 partes: a retina periférica e a mácula.


A retina periférica está funcionando quando percebemos alguma coisa se aproximando dos lados. Devido à retina periférica não ser capaz de enxergar pequenos detalhes claramente, nós não podemos usar a visão "periférica" para ler, costurar, dirigir, ou até mesmo reconhecer uma fisionomia.
Para enxergar pequenos detalhes, nós devemos olhar diretamente, usando a mácula, o centro da retina. A mácula nos permite enxergar finos detalhes, letras pequeninas, reconhecer fisionomias, costurar, ver as horas, enxergar sinais de rua e as cores.

O que é Descolamento de retina

Um descolamento da retina é uma separação da retina da sua conexão na parte traseira do olho. A separação resulta geralmente de uma rasgadura na retina. A rasgadura frequentemente ocorre quando o vítreo se separa da sua conexão na retina, geralmente nas bordas exteriores do olho. O vítreo é um gel translúcido que preenche a maior parte do interior do olho entre a retina e a lente. Se a retina for fraca quando o vitreo puxa por ela, a retina rasga-se. Este rasgo é por vezes seguido por hemorragias, se uma vaso sanguíneo for rasgado também.
Uma vez que a retina se rasgou, o vitreo pode então passar através da rasgadura e acumular-se atrás do retina. A acumulação do vitreo atrás da retina é o que descola a retina . Quanto mais vítreo passa pela rasgadura maior a extensão do descolamento da retina. Este pode progredir e envolver a retina inteira, conduzindo a um descolamento da retina total. Um descolamento da retina afecta quase sempre somente um olho. O segundo olho, deve no entanto ser verificado.



CAUSAS

Os rasgos na retina podem ocorrer sem que a pessoa perceba inicialmente seus sintomas.
Luzes a piscar e a flutuar podem ser os sintomas iniciais de descolamento da retina. Um paciente que comece a experimentar estes sintomas deve ser observado por um oftalmologista para um exame da retina.
Os sintomas de luzes a piscarem e a flutuarem são geralmente benignos e podem resultar de uma separação do vítreo da retina. Esta circunstância é chamada um descolamento posterior do vitreo (DVP). Embora um DVP ocorra frequentemente, não há nenhum rasgadura associado com esta condição na maioria das vezes.
Se, entretanto, o paciente experimentar o que está descrito como uma sombra ou uma cortina que afectem qualquer parte da visão, este sintoma pode indicar que uma rasgadura da retina ocorreu e progrediu para um descolamento da retina. Nesta situação, o paciente deve imediatamente consultar um oftalmologista. Nesta circunstancia o tempo pode ser critico. O objectivo do oftalmologista é fazer o diagnóstico e tratar a rasgadura ou o descolamento da retina antes que a área macular central do retina se descole.

Doenças dos olhos predispõem ao desenvolvimento de um descolamento da retina. 

A degeneração em palissada da retina ocorre em 6% a 8% da população.
A miopia elevada (maior que 5 ou 6 dioptrias) aumenta o risco de um descolamento da retina. De facto, o risco aumenta 2,4% em comparação a uns 0,06% de risco para um olho normal de uma pessoa com 60 anos. (Dioptrias são unidades de medida) Cirurgia da catarata ou outras operações pode incrementar o risco nos pacientes com o miopia elevada.
Os pacientes com Glaucoma têm um risco aumentado de desenvolver um descolamento da retina.

Outros factores estão associados ao descolamento da retina

O traumatismo como um murro, ou um ferimento penetrante por um objecto afiado podem conduzir a um descolamento da retina.
Um descolamento da retina não traumático parece indicar uma tendência (herdada) genética para desenvolver descolamentos da retina.
Em cerca de 5% dos pacientes com um descolamento da retina num olho, que não seja causado por trauma ocorre subsequentemente no outro olho. Assim o segundo olho de um paciente com um descolamento da retina deve ser examinado e seguido com atenção, pelo paciente e pelo oftalmologista.
Os diabetes podem conduzir a um tipo de descolamento da retina causado por tracção na retina, sem rasgadura.

O deslocamento pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em pessoas de mais de 40 anos. Um deslocamento de retina tem maior probabilidade de ocorrer em pessoas que:
- São muito míopes.
- Tiveram deslocamento de retina no outro olho.
- Têm histórico familiar de deslocamento de retina.
- Tiveram cirurgia de catarata.
- Têm outros problemas oculares.
- Tiveram lesão no olho. 
Complicações da cirurgia para um descolamento da retina:
Lacrimejar, olhos vermelhos, inchaço, comichões no olho afectado são sintomas comuns e podem persistir por algumas horas após a operação. Estes sintomas são tratados geralmente com gotas (colírios). A visão esbatida pode durar por muitos meses e óculos novos serão necessários, por ter mudado a forma do olho. Também pode haver dupla visão (diplopia). Outras complicações podem incluir a pressão elevada no olho (Glaucoma), sangrar atrás do retina, nublar da lente do olho (catarata), queda da pálpebra ou infecções do olho (endoftalmite).
 Resultados da cirurgia para um descolamento da retina
A cirurgia do descolamento da retina é bem sucedido em aproximadamente 80% dos pacientes com um único procedimento. Diversos meses podem passar, entretanto, antes que a visão retorne a seu nível final. O resultado final para a visão depende de diversos factores. Por exemplo, se a macula for descolada, a visão central raramente retornará ao normal. Mesmo se o macula não foi descolada, parte da visão pode ainda ser perdida, embora a maioria recupere. Novos furos, rasgos, ou puxões podem ocorrer, levando a novos descolamentos da retina. O acompanhamento por um oftalmogista é importante Os estudos a longo prazo mostraram que mesmo depois após tratamento preventivo de uma rasgadura 5% a 9% dos pacientes podem desenvolver rupturas novas na retina, o que poderá conduzir a um novo descolamento da retina. A cirurgia de descolamentos da retina fez grandes avanços nos últimos vinte anos com a restauração da visão útil a muitos milhares dos pacientes.

PREVENÇÃO

Use proteção para os olhos para prevenir um trauma ocular. Controle sua glicose cuidadosamente se você tem diabetes. Visite o especialista pelo menos uma vez ao ano, principalmente se você tem fatores de risco para o descolamento da retina.


TRATAMENTO
Os rasgos na retina devem ser tratados a laser ou por crioterapia, o mais rápido possível, a fim de evitar que dêem origem a um descolamento. Esses tratamentos criam uma espécie de cicatriz que sela o rasgo e aderem a retina ao globo ocular impedindo, assim, que o vítreo se localize atrás dela. Esses tratamentos causam pouco desconforto e podem ser realizados em regime ambulatorial.
Os descolamentos de retina são tratados por cirurgias destinadas a pressionar a parede do globo ocular contra os rasgos da retina, mantendo os tecidos juntos até que os rasgos cicatrizem-se. Na retinopexia pneumática, uma das técnicas cirúrgicas utilizadas, o oftalmologista especializado em retina, injeta no interior do olho uma bolha de gás absorvível pelo organismo, empurrando o rasgo da retina contra o globo ocular. 
A técnica escolhida dependerá das características do problema e do dano ocorrido. As cirurgias de descolamento de retina são realizadas em centro cirúrgico sob anestesia local ou geral. Nos casos de descolamentos mais complexos pode haver ainda necessidade de uma vitrectomia, em associação com outras técnicas.
Os tipos de cirurgia incluem:
- Criopexia (frio intenso aplicado em uma área com uma sonda de gelo) para ajudar a cicatrizar, o que fixa a retina na camada subjacente
- Cirurgia a laser para selar as ruturas ou os buracos na retina
- Retinopexia pneumática (colocação de bolhas de gás no olho) para ajudar a retina a flutuar de volta ao seu lugar.
A cirurgia a laser é realizada após a retinopexia pneumática para fixação permanente. Isso é feito geralmente no consultório médico.
Descolamentos mais extensivos podem exigir cirurgias em uma sala de operação. Tais procedimentos incluem: 
- Introflexão escleral para alinhar a parede do olho
- Vitrectomia para remover gel ou tecido de cicatriz puxando da retina
Consulte também: Reparo do descolamento de retina,

EXAMES

Serão realizados testes para verificar a resposta da retina e da pupila e a habilidade de enxergar as cores corretamente. Isso pode incluir:

- Eletrorretinograma (uma gravação de correntes elétricas na retina produzidas por estímulos visuais)
- Angiografia de fluoresceína
- Determinação da pressão intraocular
- Oftalmoscopia
- Teste de refração
- Fotografia da retina
- Teste para determinar a capacidade de ver cores apropriadamente (detecção de cor)
- Acuidade visual
- Exame com lâmpada de fenda
- Ultrassom do olho

Buscando ajuda médica

Um descolamento de retina é um problema urgente que exige atenção médica dentro de 24h a partir dos primeiros sintomas.


Fontes e referências:

- Costarides AP. Elevated intraocular pressure following vitreoretinal surgery. Ophthalmol Clin North Am. 2004;17:507-512.
- Fay A. Diseases of the visual system. In: Goldman L, Ausiello D, eds. Cecil Medicine. 23rd ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2007:chap 449.
- Yanoff M, Duker JS, Augsburger JJ, et al. Ophthalmology. 2nd ed. St. Louis, Mo: Mosby; 2004:786-791.