Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Dia Mundial do Diabetes

Celebrado anualmente em 14 de novembro; criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo. A celebração da data tornou-se, no ano de 2007, dia oficial de saúde da ONU após aprovação das Nações Unidas em Dezembro de 2006. Em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.

Todos os anos são escolhidos um tema pela Federação Internacional de Diabetes para alertar sobre as problemáticas e necessidades que enfrentam os doentes diabéticos. Visam, consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas de prevenção; para as pessoas que sofrem de diabetes, as ações objetivam difundir métodos para melhorar o conhecimento da diabetes de forma a compreender a doença e prevenir as complicações.
O Dia Mundial do Diabetes é comemorado a nível mundial em mais de 200 associações membros da International Diabetes Federation e em mais de 160 países de todo o mundo.

Uma das patologias que mais preocupam oftalmologistas, uma doença que provoca o aumento da quantidade de açúcar (glicose) no sangue por falta absoluta ou relativa de insulina. A insulina é o hormônio que regula o nível do açúcar (glicose) no sangue e é produzida pelo pâncreas. Uma doença com evolução silenciosa, que pode afetar crianças e adultos, e é um dos principais motivos de cegueira no mundo. Seus portadores são mais propensos a desenvolverem problemas oculares, como Catarata e Glaucoma. Porém, a principal ameaça à visão são as doenças que afetam a retina, após aproximadamente 20 anos a maioria dos pacientes desenvolvem mudanças na região, esse efeito é chamado de Retinopatia Diabética.

A Retinopatia é uma doença complexa e progressiva, podendo se apresentar de duas formas: não proliferatica e proliferatica – ambos os casos pode levar a perda da visão. Com o aumento dos níveis de açúcar no sangue, os vasos sanguíneos perdem sua permeabilidade e acabam extravasando fluídos e sangue para a retina, provocando assim edemas. Além de aumentar as chances de hemorragia, também pode causar infiltrações no próprio globo ocular.
Como sua identificação só pode ser feita por meio de exames, como o de fundo de olho, o procedimento é classificado como obrigatório pelo menos uma vez por ano, em todas pessoas portadoras de diabetes tipo 1 e tipo 2, e em gestantes que desenvolvem diabetes gestacional. Um bom controle da taxa glicêmica não irá prevenir o aparecimento da doença, mas pode retardá-la por alguns anos.

Em um prazo de até 20 anos após diagnosticados com diabetes tipo 1, praticamente todos os pacientes têm alguma evidência de retinopatia diabética. Essa complicação comum, resultado do dano à retina causado pelos altos níveis de glicose, é a principal forma de doença ocular entre diabéticos. Também aflige os pacientes do tipo 2, a maioria dos quais apresentam sinais de retinopatia no momento em que são diagnosticados.

 Embora o envelhecimento cause mudanças naturais aos olhos que podem diminuir a visão, a diabetes pode tornar as coisas piores. Você pode apenas precisar aumentar seu grau ou perder alguma visão periférica.

Entretanto, a diabetes também pode ter um impacto devastador sobre a visão. Em um estudo, 3,6% dos pacientes com diabetes tipo 1 estavam cegos, enquanto aproximadamente a metade dos pacientes com tipo 2 tinha algum nível de perda visual. 


Não minimize os problemas de visão como efeitos da fadiga ou avanço da meia idade, especialmente se eles forem persistentes ou estiverem piorando. Fale com o seu médico se sentir quaisquer dos seguintes incômodos visuais: 

·         visão embaçada
·         cegueira noturna
·         visão dupla
·         perda da visão periférica
·         dificuldade na leitura
·         sensação de pressão nos olhos


Como muitas das complicações da diabetes, um dos maiores fatores de risco para desenvolver problemas de visão causados pelos níveis de açúcar elevados no sangue é o tempo. Ou seja, quanto maior for o tempo de diagnóstico da sua diabetes, maior o risco de desenvolver retinopatia. Principalmente se você tiver diabetes tipo 1.



Anos após o surgimento da diabetes tipo 1
Pacientes com sinais de retinopatia
3
8%
5
25%
10
60%
15
80%

www.uaderj.org.br/wpress/o-que-e-o-diabetes/a-visao-no-diabetes/
www.mdsaude.com › Endocrinologia  Diabetes mellitus