Já
na Antiguidade as pessoas cegas usavam a bengala como auxiliar de orientação e
como apoio. Por isso ela em breve se tornou uma espécie de braço prolongado do
não-vidente. Quando o trânsito automóvel começou a constituir um perigo para
este, a bengala teve de se transformar num sinal:
«Cuidado! Vem aí alguém que
não te vê!»
E
para que o cego pudesse ser notado a tempo, era preciso começar por tornar a bengala
mais visível: passou a ser branca. Quem teve essa ideia de longo alcance foi a condessa
Guilly Herbemont, que em 1931 perante entidades públicas em Paris presenteou
pessoas cegas com 100 bengalas brancas. A bengala branca transformou-se no
distintivo dos cegos, não tardando a assumir a função de sinal de trânsito
protetor para maior segurança destes enquanto peões.
Do
bastão à bengala comprida. O bastão não passou ainda totalmente de moda, uma
vez que as pessoas idosas precisam dele para se apoiarem enquanto caminham.
Também a bengala branca curta ainda tem amigos entre os cegos e os grandes deficientes visuais, mas
em geral só se tira do bolso em situações críticas ou como distintivo.
O
verdadeiro auxiliar da mobilidade é a bengala branca comprida. O seu comprimento
depende da altura do utilizador: assente verticalmente no chão, deve dar lhe aproximadamente
pelo esterno. Durante a marcha é segura inclinada para baixo à frente do corpo,
a fim de tatear o caminho. Movimentando-a como um pêndulo para a esquerda e
para a direita o seu utilizador dá sempre o passo seguinte com segurança.
No
entanto, a marcha com este «detector de obstáculos» tem de ser bem aprendida e treinada.
Há quase 40 anos que os cegos e pessoas com baixa visão podem frequentar aulas
de orientação e mobilidade, ministradas por técnicos de reabilitação com
formação específica.
Nem
só a bengala facilita a mobilidade o grau de autonomia que a pessoa cega ou de
baixa visão precisa adquirir, bem como as suas capacidades e aptidões pessoais,
determinam o programa do curso. Assim, enquanto a um sujeito basta orientar-se
dentro da própria casa, outro tem de usar a bengala para ir às compras ou para
atravessar cruzamentos movimentados em grandes cidades. Em todos estes casos
Se
o reabilitando não possuir conhecimentos prévios suficientes sobre a arquitetura
da cidade e a estrutura do trânsito, eles têm de lhe ser transmitidos, pois só assim
chegará a uma mobilidade confiante e eficiente com atitudes adequadas. Para que
este objetivo seja atingido, o ensino é sempre individual. Fatores como a idade, a experiência prévia, o
tipo da deficiência (cegueira congênita ou tardia, total ou baixa visão), a
necessidade, a constituição psíquica e física, a atividade profissional e
muitos outros podem alterar o número de aulas para mais ou para menos. A par
das diversas técnicas de bengala são ensinados requisitos básicos para a
mobilidade, a saber: percepção do corpo, noção de tempo, concepção espacial
(elaboração de um «mapa mental»), bem como o relacionamento com as demais pessoas na rua, designadamente como pedir ajuda, informações.
Quando
falta o sentido da visão, urge estimular de forma especial os outros sentidos,
pois mesmo sem a possibilidade de ver tem sua percepção e pode interpretar o
maior número possível de informações do ambiente circundante a fim de, a partir
daí, ser estudado o modo como o cego ou pessoas com baixa visão devem agir
enquanto transitam, de acordo com a situação.
Bengala
e concentração
Ao
atravessar uma rua, por exemplo, as pessoas cegas e de visão reduzida têm de se
concentrar muito para poderem perceber e avaliar a situação do trânsito
através dos sons. Ruídos diversos vindos de várias direções e veículos «silenciosos» como ciclistas e «skaters» tornam-lhes ainda mais difícil
adquirir a necessária segurança para atravessar a faixa de rodagem. Muitos deficientes
visuais assinalam esta fase da espera puxando a bengala para si ou colocando-a
direita à sua frente.
A
introdução de semáforos sonoros veio facilitar muito a travessia das ruas: o cego
pode reconhecer com precisão e clareza quando está verde para peões. Na ausência
destes semáforos ele é forçado a deduzir essa informação com base no fluir do trânsito.
Mesmo quando guiado pelo seu cão tem de lhe dar sinal para atravessar, pois os
cães são cegos a cores e portanto não reconhecem o sinal verde.
Bengala
com pilhas ou um auxiliar de quatro patas?
Existem
diversas saídas para compensar os inconvenientes da bengala. O maior de todos é
que com ela o cego não se apercebe de obstáculos situados à altura da cabeça. Existem
diversos aparelhos eletrônicos acessórios que detestam e indicam esse tipo de obstáculos,
quer emitindo sons, quer vibrando. Mas devem ser vistos sempre apenas como
complementos, e não como substitutos da bengala. O mesmo não pode dizer-se,
porém, do auxiliar de quatro patas. Após uma aprendizagem minuciosa seguida de
treino com os futuros donos, os cães-guia para cegos levam-nos com segurança
por entre o trânsito citadino, contornando obstáculos, e facilitando-lhes a
travessia tantas vezes perigosa das ruas. Não é indispensável usarem também a
bengala, embora essa prática seja recomendável.
A
lei define como cego não só aquele que não vê absolutamente nada, mas também
toda a pessoa cuja acuidade visual no melhor olho não vai além dos 2% ou cujo campo
de visão está reduzido a 5 graus ou menos (a chamada visão tubular). Considera-se
de baixa visão toda a pessoa que no melhor olho vê no máximo 0,05 - isto é 5%. Pode
perfeitamente acontecer que um indivíduo que tenha um campo de visão pequeníssimo
ou que sofra de cegueira noturna seja incapaz de se orientar sozinho quando
anda na rua sem bengala, e contudo consiga ler letras grandes de jornal dentro do
seu raio de visão.
Ajudar
ou não ajudar?
As
pessoas cegas e de visão reduzida que viajam sem acompanhante desembaraçam-se
geralmente sozinhas. Em situações difíceis, porém, aceitarão de bom grado
ofertas de ajuda - por exemplo quando querem atravessar ruas, apanhar meios de transporte,
em estações dos caminhos-de-ferro ou em pavimentos onde decorrem obras . A
pergunta «Quer ajuda?» nunca é incorreta. Pelo contrário, qualquer cego ou baixa
visão ficará confuso e descontente se o atravessarem pegando-lhe pelo braço e puxando-o,
sem uma palavra. Conta-se que por causa deste procedimento já houve quem fosse
metido num elétrico em que não queria viajar.
Em
15 de outubro comemora-se em todo o mundo o dia da bengala branca. Em 1964
Johnson, então presidente dos Estados Unidos, entregou bengalas brancas a pessoas
cegas. Foi o começo simbólico da aprendizagem sistemática de orientação e mobilidade
por parte destas pessoas.
Suplemento
da revista «Die Gegenwart» - nº 9 - 2001
Edição:
Associação Alemã de Cegos e Amblíopes
Tradução
NADV: Ana Maria Fontes
Retirado
do site “Sobre a Deficiência Visual”
http://deficienciavisual.com.sapo.pt/
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