A perda da visão inibe os movimentos, atividades que antes um indivíduo realizava com simplicidade tem que ser reaprendidos. O trabalho de orientação e mobilidade vem contribuindo com este processo de reabilitação visando facilitar o uso do transporte para estas pessoas.
Estão sendo realizadas visitas periódicas a garagem da Empresa de ônibus em nosso município visando auxiliar na busca desta independência, facilitar para que a pessoa com deficiência recupere sua habilidade para entrar e sair do transporte coletivo com mais segurança e autonomia, devido a perda da visão algumas destas pessoas passaram e depender de suas famílias em atos simples que anteriormente realizam sozinhos com facilidade estão agora reaprendendo a faze-los.
Atividades como estas são possíveis somente com o transporte parado, a pesquisa dos bancos, dos locais onde solicita-se a parada, enfim saber onde segurar-se com mais segurança.
O processo de reabilitação destina-se às pessoas atingidas pela deficiência na idade jovem e adulta, deficientes que não tiveram oportunidades educacionais. Portanto ultrapassa os limites da medicina, uma vez que têm por finalidade a valorização do ser humano e de canalizar sua energia para a auto-suficiência e produtividade, ajudando a pessoa com deficiência a se ajudar, conhecer seu próprio potencial para usá-lo da melhor maneira e em seu próprio benefício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário